
Ouça este conteúdo
Apuração em andamento
A cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior Paraná, foi parcialmente destruída após a passagem de um tornado por volta das 17h30 desta sexta-feira (7). Informações preliminares apontam que 130 pessoas ficaram feridas e pelo menos cinco morreram.
O govenro do Paraná deslocou 50 bombeiros, ambulâncias para Rio Bonito do Iguaçu e colocou todas as equipes de salvamento à disposição para os atendimentos emergenciais em municípios próximos como Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Porto Barreiro e Candói.
"O Paraná foi afetado por ventos muito fortes e um tornado de nível 3. Nós montamos uma força-tarefa para dar todo o apoio necessário para resgate de vítimas e atendimento de saúde. Vamos atender de maneira emergencial todos que precisarem de ajuda. E a partir deste sábado já vamos fazer o levantamento necessário para ajudar a cidade e toda a região na reconstrução", disse o governador do estado, Ratinho Junior (PSD).
Simepar confirma que cidade foi atingida por tornado
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou que o município foi atingido por um tornado com o índice F2, dentro da escala Fujita, o que equivale a ventos entre 180 km/h e 250 km/h.
"Porém, existem fortes indícios de que o tornado pode, em alguns pontos da cidade, ter ultrapassado os 250 km/h, o que mudaria a classificação para F3", disse o governo do Paraná, em nota.