Tornado destrói município de Rio Bonito do Iguaçu, no PR; Defesa Civil e voluntários buscam vítimas

Segundo relatos da assessoria de comunicação da Prefeitura, o centro de Rio Bonito do Iguaçu foi praticamente destruído, com comércios, residências, o ginásio de esportes e o prédio da prefeitura entre as estruturas mais afetadas

  • Por Jovem Pan
  • 07/11/2025 23h25 - Atualizado em 07/11/2025 23h47
Reprodução ciclone (1) Tempestade foi provocada por uma supercélula, tipo de nuvem associada aos fenômenos meteorológicos mais severos, e foi classificada como F2 na escala Fujita

Um tornado de grande intensidade atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, na tarde desta sexta-feira (7) deixando grande destruição e vítimas sob escombros, segundo informações da Prefeitura e do Cimepar (Centro de Meteorologia do Paraná). De acordo com as informações iniciais da Defesa Civil, há cinco mortos e mais de 130 feridos.

De acordo com o órgão, a tempestade foi provocada por uma supercélula, tipo de nuvem associada aos fenômenos meteorológicos mais severos, e foi classificada como F2 na escala Fujita, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. Há indícios, no entanto, de que em alguns pontos da cidade os ventos possam ter ultrapassado 250 km/h, o que elevaria o tornado à categoria F3. A análise das imagens de radar e dos danos ainda está em andamento.

“A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade à toda população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente”, publicou nas redes sociais o governador do Paraná, Ratinho Júnior.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo relatos da assessoria de comunicação da Prefeitura, o centro de Rio Bonito do Iguaçu foi praticamente destruído, com comércios, residências, o ginásio de esportes e o prédio da prefeitura entre as estruturas mais afetadas. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e voluntários de municípios vizinhos trabalham desde o fim da tarde nas buscas por vítimas, algumas possivelmente ainda sob os destroços.

“A cidade está arrasada. Muitas casas foram destruídas, o comércio foi ao chão e estamos com dificuldades de comunicação e energia”, afirmou o assessor Alex Garcia, em transmissão feita pelas redes sociais. Ele informou que a prefeitura conta com apoio de equipes vindas de Cascavel, da capital e de outras regiões, além de ambulâncias enviadas por municípios vizinhos.

 

A tempestade derrubou postes de energia e torres de telefonia, deixando boa parte da cidade sem luz e sem sinal de celular. As comunicações com órgãos estaduais e de emergência estão sendo mantidas por meio de sistemas via satélite.

O Cimepar segue monitorando as condições meteorológicas no Estado, que registrou diversos temporais severos nesta sexta-feira nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. A Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu pediu orações e doações para as famílias atingidas e informou que novas atualizações sobre a situação do município e o número de vítimas serão divulgadas neste sábado (8).