União Brasil expulsa ministro de Lula
União Brasil expulsa ministro do Turismo, Celso Sabino, após ele se recusar a deixar o governo Lula (PT). (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Apuração em andamento

A Executiva Nacional do União Brasil decidiu nesta segunda-feira (8) expulsar o ministro do Turismo, Celso Sabino, após ele se recusar a deixar o governo Lula (PT). Em 18 de setembro, o partido deu 24 horas para que todos seus filiados saíssem do governo, sob “pena de prática de ato de infidelidade partidária”.

"A Comissão Executiva Nacional do União Brasil decidiu, durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (8), pela expulsão com cancelamento de filiação do deputado federal e atual ministro do Turismo, Celso Sabino", disse a legenda, em nota.

Após o ultimato, Sabino chegou a comunicar a gestão petista que entregaria o cargo, mas acabou adiando seu desembarque. Com o descumprimento, ele foi suspenso do partido por dois meses e perdeu a presidência do diretório no Pará.

Segundo o partido, a expulsão "decorre de uma representação apresentada contra Sabino, que permaneceu no Governo Federal, em atitude contrária a uma determinação do partido anunciada em setembro envolvendo todos os filiados".

Além disso, a liderança do partido determinou que o diretório do Pará passará a ser presidido por uma Comissão Executiva Interventora.