‘Decisões que serão tomadas dependem de nossos parceiros’, diz Zelensky

Segundo ele, apenas nesta semana, a Rússia lançou mais de 2.100 drones de ataque, cerca de 800 bombas aéreas guiadas e 94 mísseis de diversos tipos

  • 28/12/2025 15h00
Sergey Dolzhenko/EFE O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, antes de sua reunião com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney FOTO DO DIA – Kiev, 24/08/2025. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, antes de sua reunião com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, em Kiev, Ucrânia, em 24 de agosto de 2025.

Antes da reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, escreveu neste domingo, 28, na rede social X que o país está “fazendo tudo em direção” a uma solução para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Às 15h, ele se encontra com Trump para discutir um plano de paz para a guerra entre os dois países.

“Se as decisões serão tomadas, isso depende de nossos parceiros – aqueles que ajudam a Ucrânia e aqueles que pressionam a Rússia para que os russos sintam as consequências de sua própria agressão”, afirmou Zelensky. Segundo ele, apenas nesta semana, a Rússia lançou mais de 2.100 drones de ataque, cerca de 800 bombas aéreas guiadas e 94 mísseis de diversos tipos.

Zelensky ainda disse que conversou com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, antes do encontro com Trump. “Discutimos os preparativos para a reunião com o presidente Trump, bem como todos os nossos contatos com parceiros europeus. Informei-o sobre a situação na linha de frente e sobre as consequências dos ataques russos”, escreveu no X.