Líderes políticos e artistas prestam homenagens a Brigitte Bardot
Atriz francesa morreu neste domingo (28), aos 91 anos; ao longo de sua carreira no cinema, ela redefiniu a imagem feminina com papéis ousados e independentes
A morte de Brigitte Bardot, aos 91 anos, repercutiu nas redes sociais e em manifestações públicas de líderes políticos, artistas e personalidades internacionais neste domingo (28).
Ao longo de sua carreira no cinema, Bardot marcou o cinema europeu ao redefinir a imagem feminina com papéis ousados e independentes. Ela atuou em mais de 40 filmes, incluindo os longas E Deus Criou a Mulher (1956) e A Verdade (1960) – que foi indicado ao Oscar.
Para além das telas, a influência de BB também se fez notar na moda e comportamento. Suas aparições recorrentes usando biquíni consolidaram a vestimenta como símbolo de glamour e rebelião.
Mais tarde, ela se dedicou ao ativismo animal e criou uma fundação com seu nome em 1986. Nas décadas seguintes, também colecionou polêmicas. A estrela de cinema publicou livros e concedeu entrevistas em que compartilhou opiniões conservadoras, especialmente sobre temas como migração, cultura francesa e pluralidade racial.
Homenagens internacionais
O presidente da França, Emmanuel Macron, homenageou a atriz por meio de sua conta oficial no X (antigo Twitter). Ele se refere à Brigitte Bardot como lenda do século e como a personificação de “uma vida de liberdade. Segundo ele, a artista foi “uma existência francesa, um brilho universal”.
Ses films, sa voix, sa gloire éblouissante, ses initiales, ses chagrins, sa passion généreuse pour les animaux, son visage devenu Marianne, Brigitte Bardot incarnait une vie de liberté. Existence française, éclat universel. Elle nous touchait. Nous pleurons une légende du siècle.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) December 28, 2025
Marine Le Pen também se pronunciou. A líder política de direita descreveu a morte de Bardot como uma perda profunda para a França e destacou o talento e a coragem da atriz em sua homenagem.
Le départ de Brigitte est un chagrin immense. La France perd une femme exceptionnelle, par son talent, son courage, sa franchise, sa beauté. Une femme qui fit le choix de rompre avec une carrière incroyable pour se consacrer aux animaux qu’elle défendit jusqu’à son dernier…
— Marine Le Pen (@MLP_officiel) December 28, 2025
Já a cantora, ex-modelo e ex-primeira-dama da França Carla Bruni se referiu à atriz como “inesquecível BB”, suas icônicas iniciais. Piers Morgan, personalidade da TV britânica, e o ilusionista Uris Geller também renderam homenagens a Bardot.
Passagem em Búzios
Brigitte Bardot ajudou a transformar Búzios, no Rio de Janeiro, em um destino internacional ao visitar a região nos anos 1960, quando vivia o auge da fama.
Sua passagem marcou tanto a então vila de pescadores, na época parte de Cabo Frio, que hoje ela é lembrada como parte da identidade cultural local. Nas redes sociais, o perfil oficial do município também prestigiou a atriz.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nícolas Robert

