Em mensagem de Natal, Lula volta a defender o fim da escala 6×1

Proposta de redução da jornada, sem corte salarial, já tramita no Congresso Nacional; tema é tratado como prioridade social e deve ganhar peso nas eleições de 2026

  • Por Jovem Pan
  • 24/12/2025 21h18
Reprodução/Governo Federal Lula "Não é justo que uma pessoa seja obrigada a trabalhar duro durante seis dias e que tenha apenas um dia para descansar", disse Lula em sua mensagem de Natal

=O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o fim da escala de trabalho 6×1, sem redução de salário, durante o pronunciamento de Natal exibido em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta terça-feira (24). O tema foi apresentado como uma das prioridades do governo e deve integrar o debate político e eleitoral de 2026.

No discurso, Lula afirmou que o “direito ao tempo” é uma demanda urgente da população e criticou o modelo de jornada em que o trabalhador tem apenas um dia de descanso por semana. Segundo o presidente, não é justo que pessoas trabalhem seis dias consecutivos sem tempo adequado para convívio familiar, lazer, cuidados pessoais e acompanhamento da criação dos filhos.

A proposta de mudança na jornada de trabalho já tramita no Congresso Nacional em diferentes iniciativas e conta com o apoio do Palácio do Planalto. Uma das principais é a proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que prevê a redução gradual da carga semanal de 44 para 36 horas. O texto foi aprovado em dezembro pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Lula afirmou que cabe aos representantes eleitos ouvir a sociedade e transformar a reivindicação em política pública. “O fim da escala 6×1, sem redução de salário, é uma demanda do povo que precisa ser escutada e transformada em realidade”, disse o presidente durante a mensagem natalina. “Não é justo que uma pessoa seja obrigada a trabalhar duro durante seis dias e que tenha apenas um dia para descansar o corpo e a cabeça, passear com a família, cuidar da casa e se divertir, e acompanhar de perto o crescimento dos filhos.”

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em conversas recentes com jornalistas, o chefe do Executivo já havia sinalizado que o Brasil está preparado para discutir a redução da jornada de trabalho. O tema também vem ganhando espaço no Congresso e no debate público, impulsionado por pesquisas que indicam a jornada e a segurança pública entre as principais preocupações dos brasileiros.