Etiópia é escolhida como sede da COP32, programada para 2027
Decisão foi anunciada na cúpula climática que está sendo realizada em Belém; ainda não há local definido para a edição de 2026
A Etiópia foi escolhida nesta terça-feira (11) como país anfitrião da 32ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP32), que será realizada em 2027, segundo informou o grupo de países africanos. A decisão foi anunciada no âmbito da cúpula climática que está sendo realizada em Belém, onde ainda não se chegou a um consenso sobre o país que sediará o encontro do ano que vem, a COP31, disputado entre Austrália e Turquia.
A Etiópia, que disputava a sede com a Nigéria, recebeu o apoio unânime do grupo de países africanos, que por turno regional deveriam designar o próximo anfitrião. A decisão ainda deve ser adotada formalmente por todos os países membros antes do encerramento da COP30, previsto para 21 de novembro.
A organização ambientalista 350.org enalteceu a decisão e destacou que a designação é uma oportunidade para “visibilizar” as prioridades e a liderança climática da África. No entanto, a representante da ONG no continente africano, Rukiya Khamis, fez um apelo para que se chegue rapidamente a uma decisão sobre a sede da cúpula climática em 2026.
“O mundo não pode se dar ao luxo de usar a diplomacia climática como moeda de troca política. Instamos todas as partes a resolver o impasse da COP31 para evitar que o impulso seja prejudicado em um momento crucial para a ação climática”, disse a ativista.
As conferências climáticas da ONU são organizadas por rodízio entre cinco blocos regionais.
Neste ano, o Brasil sedia a COP30 em representação da América Latina e do Caribe e, para 2026, está previsto que a designação seja para um país do bloco da Europa Ocidental e outros Estados.
A Austrália deseja organizá-la em Adelaide, juntamente com os países do Pacífico, mas a Turquia mantém sua candidatura para Antália, o que gerou um impasse dentro do grupo regional.
Se não for alcançado um acordo em Belém até 21 de novembro, a próxima cúpula climática será realizada por padrão na cidade alemã de Bonn, sede da secretaria da ONU para o Clima.
*Com informações da EFE
Publicado por Nícolas Robert

