Morares teria intercedido no Banco Central a favor do Banco Master (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Algo mudou. Jornalistas que até "ontem" aplaudiam Alexandre de Moraes como "defensor da democracia" estão à vontade para cobrar do ministro explicações sobre o escândalo do Banco Master.

Whatsapp: entre no grupo e receba as colunas de Rodrigo Constantino

Joel Pinheiro, na Folha, perguntou: "Discutir o impeachment de Moraes é golpismo?". Em seguida, ele lembra que o Senado tem a prerrogativa de investigar e punir más condutas de ministros supremos. Sim, mas não é o que "bolsonaristas" alegam faz tempo?

Josias de Souza, no UOL, disse que o silêncio de Moraes sobre o caso Master "vai do inconcebível ao intolerável". Merval Pereira, no Globo, disse algo similar, assim como seu colega Lauro Jardim. Estão todos cobrando explicações de repente!

O que estaria acontecendo aqui? O sistema soltou a mão de Moraes? Vai puxar seu tapete? Pretende entregar sua cabeça numa bandeja?

Moraes soltou notinha, mas nada crível. Disse que as ligações para Galípolo, do Banco Central, miraram somente na questão da Lei Magnitsky. Fumou, mas não tragou? É como crer que Toffoli e o advogado do Banco Master falaram só de futebol no jatinho em que o ministro pegou carona. Piada!

Até mesmo Ricardo Noblat, petista, escreveu que estava à espera de que o ministro Moraes se explique, acrescentando: "O silêncio em certos casos é um mau sinal". O que estaria acontecendo aqui? O sistema soltou a mão de Moraes? Vai puxar seu tapete? Pretende entregar sua cabeça numa bandeja?

VEJA TAMBÉM:

Difícil dizer. GIlmar Mendes já saiu em defesa dos colegas Moraes e Toffoli. Gilmar é a cara do sistema. Mas nada impede de ele dizer uma coisa em público e agir de forma diferente nos bastidores.

Segundo Monica Bergamo, a Faria Lima ficou em polvorosa com as ligações de Moraes a Galípolo para interceder a favor do Banco Master. Ou seja, cada vez mais gente "chocada" com a corrupção de Moraes. Como disse Ludmila Lins Grilo, a corrupção é um tema mais sensível para as elites e a mídia do que a ditadura do Xande.

Leandro Narloch talvez tenha dado o tom: "Não se trata mais de impeachment do Moraes, mas de prisão em flagrante. Esse cara precisa estar na cadeia com urgência". A turma vai perdendo o medo de defender isso em público. Moraes estaria mais fragilizado? Foi mesmo largado? Só o tempo dirá...