Premiê do Canadá recebe Zelensky e diz que paz exige ‘Rússia disposta’ a cooperar

Bombardeio russo com drones e mísseis deixou mortos, feridos e cortes de energia em Kiev; neste domingo (28), líder ucraniano se encontrará com Donald Trump

  • Por Jovem Pan
  • 27/12/2025 20h43
Ukrainian Presidential Office/AFP O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, se encontram em Halifax, na província da Nova Escócia, no Canadá Foto divulgada em 27 de dezembro de 2025 pelo Gabinete da Presidência da Ucrânia mostra o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (à direita), e o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, falando à imprensa durante encontro em Halifax, na província da Nova Escócia, no Canadá. Carney afirmou que a construção de uma paz duradoura na Ucrânia exige “uma Rússia disposta” a cooperar e condenou a “barbárie” do mais recente bombardeio russo contra Kiev.

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, condenou neste sábado (27) os novos ataques russos contra Kiev, classificando-os como “barbárie”, e afirmou que qualquer acordo de paz na Ucrânia só será possível com uma “Rússia disposta” a cooperar. A declaração foi feita durante encontro com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, em Halifax.

“Temos as condições para uma paz justa e duradoura, mas isso exige uma Rússia disposta. A barbárie que vimos ontem à noite demonstra o quanto é importante permanecermos ao lado da Ucrânia”, afirmou Carney. Zelensky fez escala no Canadá a caminho da Flórida, onde deve se reunir neste domingo (28) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para dar sequência às negociações sobre um plano para encerrar a guerra, que já dura quase quatro anos.

Ainda em Halifax, o presidente ucraniano deve participar de uma videoconferência com líderes europeus antes de seguir viagem aos Estados Unidos. Ele disse esperar que a reunião com Trump, sobre um novo plano de 20 pontos para o fim do conflito, seja “muito construtiva”.

Zelensky afirmou que o bombardeio de cerca de 10 horas contra Kiev e regiões vizinhas, ocorrido durante a madrugada, foi “a resposta da Rússia aos nossos esforços de paz”. “Isso demonstra claramente que Putin não quer a paz, enquanto nós queremos”, declarou.

Segundo autoridades ucranianas, cerca de 500 drones e 40 mísseis atingiram a capital e seu entorno, deixando ao menos dois mortos, dezenas de feridos e provocando cortes no fornecimento de eletricidade e aquecimento para centenas de milhares de pessoas, em meio a temperaturas extremamente baixas.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Durante o encontro, Carney também anunciou um novo pacote de ajuda econômica de 2,5 bilhões de dólares canadenses (cerca de R$ 10,1 bilhões) à Ucrânia. Segundo ele, os recursos devem ajudar a destravar financiamentos internacionais voltados à reconstrução do país.

*Com informações da AFP