Trump conversa com Putin por telefone antes de reunião com Zelensky

Os presidentes norte-americano e ucraniano discutem neste domingo (28) plano de paz para Ucrânia, garantias de segurança, futuro de Donbass e da usina de Zaporizhzhia e reconstrução econômica do país

  • Por Júlia Mano
  • 28/12/2025 16h13 - Atualizado em 28/12/2025 16h59
JOHN THYS, SAUL LOEB, Evgenia Novozhenina / AFP / POOL trump, zelensky e putin Ligação de Trump e Putin ocorreu antes de encontro do presidente dos EUA com Zelensky

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ter conversado com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, neste domingo (28), antes de reunião bilateral com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky. Dentre os assuntos a serem tratados no encontro, eles discutirão o plano de paz.

Por meio de publicação em seu perfil na rede Trust Social, Trump classificou a conversa com Putin como “muito produtiva”. No entanto, não detalhou o que foi discutido na ligação. Segundo informou a imprensa russa, o telefonema entre Trump e Putin durou uma hora e 15 minutos. Eles concordaram em criar dois grupos de trabalho para a paz. Um será responsável por tratar questões de segurança. O outro focará em aspectos econômicos.

O presidente norte-americano citou o encontro com Zelensky em sua residência de Mar-a-Lago, na Flórida, e convidou a imprensa para acompanhar. A reunião entre Trump e Zelensky se dá poucos meses antes da invasão russa à Ucrânia completar quatro anos, em 24 de fevereiro.

Está na pauta a tratativa final do plano de paz composto por 20 pontos, uma versão alterada da proposta elaborada pelos Estados Unidos e considerada desfavorável por Kiev. O governo ucraniano exige garantias de segurança robustas e “juridicamente vinculativas” do Ocidente para evitar novas agressões da Rússia em troca de possíveis concessões territoriais ou de um cessar-fogo.

Trump e Zelensky também conversarão sobre o controle de Donbass, território no leste da Ucrânia cuja maior parte está sob domínio da Rússia. O Kremlin exige a retirada total de forças ucranianas das cidades de Donetsk e Luhansk, localizadas na região.

Também está em pauta a tratativa sobre o futuro da usina nuclear de Zaporizhzhia, construída no leste ucraniano e ocupada por tropas russas.

Além disso, deve ser abordado na reunião a reconstrução econômica da Ucrânia com apoio financeiro internacional.