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O governo de São Paulo vai leiloar na próxima quinta-feira (13), na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, a operação do sistema de travessias hídricas, incluindo o funcionamento das balsas que ligam Santos a Guarujá, no litoral do estado, em mais uma concessão à iniciativa privada na gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Na manhã desta segunda-feira (10), foram recebidas quatro propostas para a Parceria Público-Privada (PPP): Acqua Vias SP – Internacional Marítima, Comporte Participações, Consórcio Travessias SP e CS Infra apresentaram as propostas na B3 para a participação do leilão na quinta-feira.
O projeto de modernização estima mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos para novas embarcações, terminais padronizados, operação e manutenção durante 20 anos. Estão contempladas 14 linhas que, hoje, atendem cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano no estado de São Paulo.
Litoral Norte
- São Sebastião-Ilhabela
Litoral Centro
- Santos-Vicente de Carvalho
- Santos-Guarujá
- Bertioga-Guarujá
Litoral Sul
- Cananéia-Continente
- Cananéia-Ilha Comprida
- Cananéia-Ariri
- Iguape-Juréia
Região Metropolitana de São Paulo
- Bororé-Grajaú
- Taquacetuba-Bororé
- João Basso-Taquacetuba
Represa de Paraibuna
- Porto Paraitinga
- Porto Varginha
- Porto Natividade da Serra
A empresa vencedora terá de operar 45 embarcações novas — até 41 deverão ser elétricas — e reformar ou construir estruturas padronizadas e acessíveis para o recebimento de passageiros e veículos, com ambientes climatizados, banheiros adaptados e áreas de alimentação.
Pelo modelo da concessão, a operadora vai receber 20% da arrecadação das tarifas pagas pelos usuários. O restante será pago diretamente pelo governo estadual — o montante será definido a partir das ofertas dos interessados no leilão.
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Santos-Guarujá é a principal travessia do sistema
Considerada a maior travessia marítima do mundo em volume de veículos, com média diária superior a 20 mil veículos, a linha Santos-Guarujá é a mais importante dentro do sistema que vai para a B3 nesta semana. Hoje, são oito embarcações que ligam as duas maiores cidades da Baixada Santista, o que deverá ser ampliado após o leilão.
A estimativa do governo paulista é de um aumento de 25% na capacidade operacional da linha, reduzindo o tempo de espera para a travessia, que é um dos aspectos mais críticos do serviço oferecido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil-SP).
O leilão do sistema de travessias ocorre logo após o grupo português Mota-Engil arrematar em setembro a construção e administração do túnel imerso Santos-Guarujá, que deve desafogar o uso das balsas. Com 1,5 quilômetro de extensão, o túnel reduzirá o tempo de travessia para cerca de 5 minutos — hoje a balsa leva cerca de 18 minutos quando não há filas. Na alta temporada, filas de veículos são registradas e a travessia no litoral pode levar mais de duas horas durante o verão. A previsão é de que o túnel seja inaugurado em 2028.
Tarcísio de Freitas foi à Europa apresentar sistema de travessias
O leilão do sistema de travessias hídricas é um dos mais importantes do ano para o governador Tarcísio de Freitas. Não por acaso, ele e membros da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) viajaram para Estados Unidos, Europa e Ásia para apresentar esse projeto.
O governador conheceu, por exemplo, as embarcações elétricas que fazem a travessia entre Oslo e localidades na península de Nesodden, na Noruega. Além do país nórdico, Tarcísio esteve reunido com representantes da portuguesa Teixeira Duarte e da alemã FRS, empresas especializadas em serviços e construções marítimas.
A SPI também levou o projeto para os Estados Unidos, Holanda, Dinamarca, China, Coreia do Sul e Japão.
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