Cidade Carmel
Evento de Natal na cidade de Carmel, Indiana. (Foto: Divulgação / City of Carmel)

Ouça este conteúdo

“Construa, e eles virão”. A frase imortalizada pelo filme “Campo dos Sonhos”, de 1989, poderia muito bem ser o lema principal da cidade americana de Carmel, a poucos quilômetros de Indianápolis, no estado de Indiana. 

Nas últimas décadas, a cidade vem ganhando destaque nos Estados Unidos como um dos melhores lugares para se viver naquele país. A transformação de uma modesta vila de quakers no Século XIX para uma próspera cidade de mais de 100 mil habitantes se deve a ações baseadas em ideias tão simples quanto eficazes. 

Sem grandes atrativos naturais, tudo o que a cidade poderia oferecer a moradores e visitantes era o que fosse possível ser construído por lá. Essa era a visão do ex-prefeito James Brainard, republicano que comandou a prefeitura de Carmel entre 1996 e 2024 – por lá não há legislação que proíba sucessivas reeleições para o cargo de prefeito. 

E foi o que ele fez. Baseado no senso comum de propiciar bem-estar aos moradores e oferecer condições de desenvolvimento para grandes empresas, o prefeito republicano mudou totalmente a configuração da cidade. Brainard priorizou investimentos em infraestrutura e reverteu um crescimento desordenado que atrapalhava o desenvolvimento da cidade.

Rotatórias são uma das marcas do urbanismo de Carmel.Rotatórias são uma das marcas do urbanismo de Carmel. (Foto: Divulgação/City of Carmel)

VEJA TAMBÉM:

Prefeito buscou inspiração em projetos de universidades 

Advogado de formação, o futuro prefeito se mudou de Indianápolis, distante cerca de 30 km, para Carmel por ser uma opção mais barata de moradia. Sete anos depois, ele se lançou na disputa pelo cargo público – sem adversários por parte dos democratas, ele foi eleito em 1995 ao ser aclamado nas primárias do Partido Republicano. 

Antes de assumir o cargo, Brainard teve tempo de conhecer a fundo os problemas da cidade. Decidido a conhecer as melhores soluções para os cenários que teria que enfrentar, ele escreveu para os chefes dos cursos de planejamento urbano de universidades de todo o país, pedindo cópias dos programas das disciplinas. 

Com base nesse farto material acadêmico, o prefeito separou as melhores ideias e as colocou em prática na cidade. Carmel passou por uma reorganização urbana com a construção de uma nova estação de tratamento de água, parques infantis, ciclovias e trilhas multiuso ao longo de quase todas as principais vias, arte pública e uma nova e luxuosa biblioteca. 

Uma área que antes abrigava pequenos prédios dilapidados e casas antigas e modestas foi remodelada com a construção do Distrito de Artes e Design. A cidade transformou um espaço industrial vago e subutilizado no distrito de Midtown, com escritórios, apartamentos, lojas e praças públicas. 

VEJA TAMBÉM:

City Center é um dos maiores legados do ex-prefeito para a cidade 

Mas o maior legado do republicano talvez seja o City Center, uma área de uso misto que hoje ocupa o que já foi um antigo centro comercial. O complexo inclui apartamentos para venda e aluguel, restaurantes, lojas e escritórios corporativos. O local ainda conta com um hotel e o Centro de Artes Cênicas, que abrange uma sala de concertos com 1.600 lugares e dois teatros. 

A obra levou 25 anos para ser concluída e foi feita em duas fases. Na avaliação da prefeitura de Carmel, o novo centro teve uma valorização de mais de 4.000%, o que ainda ajudou a atrair empresas e moradores. Segundo a administração local, os espaços oferecem uma variedade de apresentações e eventos culturais, o que ajuda na criação de um ambiente dinâmico e atrativo para moradores e visitantes.

Mercado de Natal é tradição na cidade de Carmel.Mercado de Natal é tradição na cidade de Carmel. (Foto: Divulgação/City of Carmel)

Todas essas áreas foram construídas ao longo da Trilha Monon, que substituiu uma antiga linha de trem que ligava Indianápolis a Chicago, ao norte. O trecho foi abandonado em 1987, com o declínio do uso, e coube à prefeitura o processo de desapropriação dos lotes. 

O local, que com o fim das viagens sobre trilhos havia se tornado um lixão a céu aberto, desde 2001 é um parque linear de 17 hectares e funciona como uma ligação direta entre Carmel e Indianápolis. A trilha, além de permitir o acesso ao centro da metrópole de patins ou bicicleta, ainda é interligada com outras comunidades nos arredores da cidade. 

VEJA TAMBÉM:

Rotatórias são marca registrada da cidade de Carmel 

Mas Carmel também precisa lidar com os carros, e para isso o prefeito lançou mão de uma ideia que se tornou marca registrada: as rotatórias. A paixão pelas estruturas é tamanha que as rotatórias da cidade – mais de 150 – têm uma semana de comemorações dedicadas a elas, em setembro. 

Não é por menos. Segundo os dados oficiais, a substituição gradual dos semáforos nos cruzamentos pelas rotatórias fez com que o número de acidentes de trânsito fosse reduzido em 40%. A quantidade de feridos nessas ocorrências despencou 80% desde o fim dos anos 1990, quando o republicano James Brainard assumiu a prefeitura. 

CarmelAntiga área designada para o projeto do City Center, em Carmel. (Foto: Divulgação / City of Carmel)

As rotatórias ainda trouxeram outros efeitos colaterais benéficos à cidade, como a geração de uma economia considerável de combustível. Por permitirem um fluxo contínuo de veículos, essas estruturas evitam que os carros fiquem parados com o motor ligado por muito tempo, o que é comum em situações de sinal vermelho. Na prática, isso representa uma economia de mais de 75,7 mil litros de combustível. 

Rede pública de ensino é destaque em Carmel 

Para formar as novas gerações, a gestão municipal investiu pesado na educação. Com escolas públicas disponíveis para todas as idades, um dos destaques da cidade é a Carmel High School, o equivalente brasileiro de uma escola de Ensino Médio. 

Um vídeo produzido pelos alunos acabou viralizando por mostrar o tamanho da estrutura da escola. Com um prédio ocupando um quarteirão inteiro, o complexo educacional oferece aos estudantes uma série de atividades que vão desde um complexo de natação e várias quadras esportivas, passando por um auditório e estúdios de rádio e TV até uma marcenaria e oficina mecânica. 

Do outro lado da East Main Street, a Biblioteca Pública de Carmel segue os mesmos padrões de qualidade das escolas. Com espaços dedicados para atender crianças, adolescentes, jovens e adultos, a biblioteca tem um acervo de cerca de 300 mil livros, 46 mil obras de audiovisual e uma série de periódicos e revistas – tudo acessível para consulta pela internet. 

VEJA TAMBÉM:

Nova prefeita deve manter bom padrão de Carmel 

Cabe à também republicana Sue Finkam a árdua tarefa de suceder as sucessivas passagens de James Brainard à frente da prefeitura de Carmel. No cargo desde o início de 2024, ela tem nas mãos o poder de manter sólida a combinação de custos de moradia moderados, impostos baixos, ambiente favorável aos negócios, governança sólida, política municipal sensata e centrada no bom senso, ótimas escolas e infraestrutura, comodidades e serviços municipais de alta qualidade. 

O caminho está bem traçado. Como bem definiu o ex-prefeito, ao deixar o cargo, “estamos construindo nossa cidade para nossos filhos, netos e pessoas que nem conhecemos, deixando-lhes um legado que os sustentará à medida que crescerem e prosperarem”. 

VEJA TAMBÉM: