
Ouça este conteúdo
Após um tornado devastar Rio Bonito do Iguaçu (PR) e um ciclone causar estragos principalmente no Paraná e no Rio de Janeiro, a previsão do tempo para esse domingo (9) é de tempo instável em parte do Brasil, com risco de temporais, ventos fortes e queda de granizo em regiões litorâneas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O nível “grande perigo” de ventos costeiros foi acionado para municípios em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. A classificação do Inmet significa que podem ocorrer “fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes”.
Os locais de maior perigo são: as regiões metropolitanas de Curitiba (PR) e de São Paulo, o litoral Sul Paulista, Vale do Paraíba Paulista e Norte Catarinense (SC). Confira outras regiões:
Sudeste
Em todos os estados do Sudeste há perigo de chuvas intensas e tempestade. Os ventos podem variar de 60km/h a 100 km/h, além da queda de granizo, o que pode causar corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos, diz o Inmet.
Há sinalização de perigo nos ventos costeiros na região litorânea de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As áreas afetadas devem ser: sul e baixada fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, e Vale do Paraíba Paulista.
Segundo o Climatempo, o vento enfraquece bastante, em relação ao sábado, no litoral de São Paulo e de toda a região Sul.
Centro-Oeste
Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão sujeitos a chuvas intensas e tempestade, segundo o Inmet.
De acordo com o Climatempo, a frente fria segue pelo continente nesse domingo e avança sobre o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e norte de Goiás, já influenciando a Bahia. Ainda pode chover com moderada a forte intensidade.
Sol na região Sul
Já para o Sul do país o Climatempo diz que não há mais risco de ocorrência de tornado e nem de ventos fortes. O domingo pode começar com neblina em algumas regiões, por causa da umidade do ar alta e da temperatura baixa do amanhecer, mas ao longo do dia deve prevalecer sol e tempo firme, apesar de algumas nuvens.
A previsão é que o clima fique pelo menos até terça-feira com temperaturas amenas à noite e ao amanhecer e com tardes mais quentes. A explicação da mudança é que a frente fria e o ciclone extratropical que atingiram a região Sul se afastam e se direcionam cada vez mais para alto-mar, se afastando do Brasil.
A temperatura prevista para o Rio Grande do Sul é de 2° a 12° e em Santa Catarina, de 16° a 23°. No Paraná, os termômetros devem variar entre 11° e 19°. O céu pode ficar nublado com possibilidade de garoa de manhã e pancadas de chuva à noite. Tempo firme à noite.
Em Rio Bonito do Iguaçu, onde cinco pessoas morreram após tornado no Paraná, a previsão é de sol com nuvens e temperatura de 15° a 22°.