Lando Norris marca a pole position no GP de Interlagos; Bortoleto larga em último
O campeonato vai indo para suas últimas etapas e se desenhando para o título do inglês; Verstappen vê as suas chances de título indo embora após fazer um péssimo treino e ficar com o 16º lugar
Lando Norris marcou a volta mais rápida no qualificatório deste sábado (8), com um tempo de 1:09.511 e largará no primeiro lugar no Grande Prêmio de Brasil. Já com 8 pontos marcados na corrida Sprint, o inglês abriu 9 pontos de vantagem para o segundo lugar, Oscar Piastri, seu companheiro de equipe na McLaren, que partirá da quarta colocação. Max Verstappen, da Red Bull, vê as esperanças de título ficarem mais distantes com 39 pontos atrás do líder e um desastroso 16º lugar na largada de domingo. Kimi Antonelli repete a classificação da Sprint e larga no segundo lugar, seguido pela Ferrari de Charles Leclerc.
No campeonato de construtores, apesar do título já garantindo da McLaren, Mercedes e Ferrari brigam ferrenhamente pelo segundo lugar. A equipe alemã tomou a segunda colocação na corrida Sprint, mas está apenas com seis pontos de vantagem. Tudo ainda aberto, porém, com a péssima colocação de Lewis Hamilton, que ficou no 13º lugar, a escuderia pode abrir vantagem sobre os italianos. Com Antonelli largando na segunda posição e George Russell em sexto, a Mercedes tem tudo para ter um resultado positivo no Brasil.
Q1
Nos primeiros 18 minutos do quali, a expectativa era para ver se o brasileiro Gabriel Bortoleto conseguiria dar alguma volta rápida, já que tinha destruído seu carro na última volta da corrida Sprint. Milagrosamente, os mecânicos conseguiram montar a Sauber número 5 para a estrela da casa, mas não mandaram ele para a pista. Seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, apesar de também ter batido mais cedo, conseguiu marcar um tempo bom o suficiente para ir ao Q2, no limite, na 15ª posição.
A grande decepção foi Max Verstappen, que não conseguiu uma boa volta e ficou na 16ª posição. O tetracampeão mundial ficou na bronca com a equipe e reclamou muito do carro. Destaque para Pierre Gasly conseguindo um bom segundo lugar. Lando Norris, de pneus macios, conseguiu a primeira colocação com um tempo de 1:09.656. Ficaram pelo caminho Yuki Tsunoda, Franco Colapinto, Estaban Ocon, Max Verstappen, e Bortoleto, que larga em último.
Q2
No Q2, um caso curioso. Os dois carros da Racing Bulls estavam presentes, com Lian Lawson e Isack Hadjar, mas o da sua equipe mãe Red Bull não. George Russell reclamou da aderência de sua Mercedes, apesar de manter o quarto lugar durante essa fase. Norris, de novo, muito focado, anotou o melhor tempo de 1:09.616.
Lewis Hamilton não consegui encaixar uma boa volta e ficou com o 13º lugar, o que pode prejudicar muito a briga da Ferrari pelo segundo lugar no campeonato de construtores. Saem Carlos Sainz, Lance Stroll, Lewis Hamilton, Alexander Albon e Fernando Alonso. Nico Hulkenberg de novo passou na linha de corte, com o décimo tempo.
Q3
Oscar Piastri anotou o primeiro bom tem do Q3, tomando a liderança momentaneamente e na esperança de ter a vantagem para a corrida de domingo. Uma vitória de Norris pode abrir uma vantagem que encaminharia a vitória do inglês no campeonato de pilotos. Mas não teve jeito, Norris vem em um fim de semana impecável e anotou a pole com um tempo de 1:09.511. Leclerc tinha a importante missão de largar na frente das Mercedes para continuar brigando no campeonato de construtores, mas não deu. Kimi Antonelli roubou dele a segunda colocação.
Veja a classificação final:
1º – Lando Norris – 1:09.511
2º – Kimi Antonelli – +0.174
3º – Charles Leclerc – +0.294
4º – Oscar Piastri – +0.375
5º – Isack Hadjar – +0.420
6º – George Russell – +0.431
7º – Liam Lawson – +0.451
8º – Oliver Bearman – +0.466
9º – Pierre Gasly – +0.491
10º – Nico Hulkenberg – +0.528
11º – Fernando Alonso
12º – Alexander Albon
13º – Lewis Hamilton
14º – Lance Stroll
15º – Carlos Sainz
16º – Max Verstappen
17º – Esteban Ocon
18º – Franco Colapinto
19º – Yuki Tsunoda
20º – Gabriel Bortoleto


