Artefacto Swell Luxo Curitiba
Swell é uma das construtoras que trabalham no segmento de luxo em Curitiba. (Foto: Divulgação/Swell)

Ouça este conteúdo

O mercado de imóveis de luxo em Curitiba segue em crescimento. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica sobre o panorama dos lançamentos imobiliários na capital paranaense. Nos últimos cinco anos, a participação dos novos empreendimentos de luxo saltou de 6,6% (em 2020) para 12,5% (em 2025), até julho, com grandes chances de dobrar de tamanho até o fim do ano.

A participação do segmento de luxo em volume de apartamentos lançados em Curitiba no período acompanhou o desempenho dos empreendimentos - alta de 2,8% em 2020 para 4,8% até julho 2025, segundo a pesquisa.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

“O segmento de luxo tem protagonismo no mercado imobiliário em Curitiba. Houve uma migração da atuação de algumas empresas e consolidação de outras para esse nicho pelo aquecimento da demanda e pela própria permissibilidade da lei de uso e ocupação do solo na cidade”, explica o sócio e consultor da Brain Inteligência Estratégica, Guilherme Braga Werner.

Nem a pandemia do Covid-19 deteve o crescimento do setor. Muito pelo contrário. “Mesmo tendo um cliente que, via de regra, já mora muito bem, o anseio por qualidade de vida, por um upgrade de localização e de espaço, motiva a compra. Apesar de um cenário de juro alto, onde às vezes esse cliente de alto padrão está com o dinheiro investido em aplicações financeiras, os aspectos mais subjetivos da necessidade de compra são o principal gatilho”, comenta Werner.

Bairros nobres são os mais desejados para morar e investir - Não por acaso, os bairros que, até agora, lideram o volume de lançamentos de apartamentos em Curitiba são os mais nobres da cidade. Juntos, Bigorrilho e Água Verde somam 40,1% do montante de novos apartamentos colocados no mercado imobiliário de Curitiba e Região Metropolitana, só no primeiro semestre de 2025.

A Swell Construções, incorporadora curitibana referência em imóveis de luxo há mais de 40 anos, conta com empreendimentos justamente nessas áreas. O sócio e diretor de Novos Negócios, Leonardo Pissetti, diz que recentemente a empresa fez a entrega dos edifícios Le Sense, no Água Verde – 100% vendido – e do CasaMia, no Bigorrilho – com apenas seis apartamentos boutique à venda de um total de 43 unidades.

De acordo com o empresário, essas regiões são atrativas por serem bairros muito bem desenvolvidos, com infraestrutura completa, comércio, serviços, escolas, clube, tudo o que uma família precisa a poucos passos de casa. Além disso, estão próximas a shoppings e centros comerciais e contam com muita área verde e mobiliário urbano, como praças e área de lazer públicas.

A mobilidade também é um fator cada vez mais importante. “Há uns quatro anos, trânsito e tempo de deslocamento não impactavam tanto na tomada de decisão de compra do imóvel. Hoje, esse é um item fundamental para a escolha”, destaca Leonardo Pissetti.

Para além da compra de imóveis de luxo para moradia, um novo perfil de investidor começa a aparecer no mercado, interessado em apartamentos maiores, de alto padrão e em edifícios com poucas unidades, para oferecer uma experiência boutique de locação.

“Curitiba é uma das capitais mais escolhidas para se viver e trabalhar pelo alto índice de qualidade de vida, segurança superior a outras metrópoles e por uma rede de ensino e de saúde de ponta. A conjunção desses fatores cria uma demanda por imóveis de luxo para locação, finamente decorados”, comenta Pissetti.

Inclusive, Leonardo conta que a incorporadora está finalizando a decoração de dois apartamentos no CasaMia, no Bigorrilho, com projetos de interiores sob medida a pedido do investidor.