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Refletir sobre os impactos do racismo na sociedade, valorizar as contribuições históricas dos povos originários e utilizar a internet de maneira ética e criativa foram as motivações para a criação do Gamer Quiz Afrotech. O jogo educativo, digital e interativo aprofunda o ensino das tradições indígenas, afro-brasileiras e africanas para estudantes da rede municipal de Florianópolis (SC).
Idealizado pelo professor Josué de Oliveira Pinheiro Filho, especialista em Mídias no Ambiente Escolar e professor de tecnologia educacional na Escola Almirante Carvalhal, o jogo educativo Afrotech funciona por meio de perguntas, imagens e desafios. A cada passo no programa, os alunos descobrem sobre contribuições históricas, científicas, artísticas e culturais.
"Os jovens demonstram maior interesse pelos conteúdos sobre diversidade, passam a refletir sobre a sociedade de forma mais consciente e revelam mudanças de postura nas relações cotidianas, tornando-se mais respeitosos, empáticos e engajados nas discussões sobre igualdade e representatividade", observou Pinheiro Filho.
O projeto é oferecido a alunos do 1º ao 5º ano de cinco escolas municipais da capital catarinense e integra a área de Tecnologia Educacional do Programa de Educação das Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação.
"O ideal é que se torne uma ferramenta permanente de aprendizagem e transformação social no currículo. Todas as professoras que colaboraram com o jogo têm o domínio e podem trabalhar na sala informatizada, mas ainda estamos trabalhando para conseguir outras turmas", comentou Josué.
Uma das professoras que contribuiu para a criação da ferramenta, Nali Pedroso acredita que integrar ferramentas digitais a temas como diversidade e respeito faz com que os participantes deixem de ser apenas receptores de informações e passem a atuar como protagonistas da aprendizagem.
"A proposta rompe com a ideia de que tecnologia é apenas entretenimento. Aqui, ela se torna instrumento de transformação social e de valorização da diversidade", destaca a professora de Tecnologia Educacional na Escola Municipal Professora Neuza Paula da Silveira.
Entre os resultados esperados pelos responsáveis estão o fortalecimento da prática escolar antirracista, o desenvolvimento do pensamento crítico e da empatia, e a ampliação do uso das plataformas digitais como ferramenta educativa.
Jogo educativo Afrotech permite competição entre turmas e criar soluções de forma colaborativa
Baseado em metodologias como gamificação e design thinking educacional, o Gamer Quiz Afrotech foi desenvolvido na plataforma Wayground (antes conhecida como Quizizz) e permite que professores personalizem questões e adaptem as atividades conforme as necessidades pedagógicas.
As atividades em torno do programa envolvem o planejamento e a criação das perguntas, a implementação piloto e torneios entre turmas, com medalhas simbólicas, visando engajar o aprendizado. Posteriormente, alunos e educadores participam de momentos de reflexão e socialização, discutindo o que aprenderam e ampliando a compreensão sobre a importância da igualdade racial.
"Percebi que, embora os jovens da rede sejam familiarizados com ambientes virtuais, muitas vezes esses instrumentos não são usados como meio de reflexão social e crítica. Assim, a plataforma nasceu como uma proposta coletiva, construída com a colaboração de professores comprometidos com a educação antirracista", disse o idealizador Pinheiro Filho.
A iniciativa surge a fim de atender ao que determinam as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino das identidades afro-brasileira, africana e indígena nas escolas, e dialoga com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O jogo educativo Gamer Quiz Afrotech integra as ações da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis no Mês da Consciência Negra.
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