Pesquisas animam direita e intensificam expectativa para decisão de Bolsonaro

Após o discurso da segurança pública ser alavancado com a operação no Rio de Janeiro e o PL antifacção, os governadores do espectro político voltaram a demonstrar maior unidade  

  • Por Beatriz Manfredini
  • 13/11/2025 08h19
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil ex-presidente Jair Bolsonaro Bolsonaro aguarda autorização do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para discutir estratégias para 2026 com Tarcísio

As pesquisas recentes de intenção de voto para 2026, divulgadas ao longo desta semana, tem animado a direita de forma geral. Após o discurso da segurança pública ser alavancado com a operação no Rio de Janeiro e o PL antifacção, os governadores do espectro político voltaram a demonstrar maior unidade e as expectativas para uma decisão até dezembro do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre quem será o nome ao Palácio do Planalto voltaram a crescer.

“Retomamos a narrativa”, disse um nome importante da direita em São Paulo, depois de relembrar que o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil, por exemplo, e a pauta da anistia, tinham deixado a direita “mais longe” de uma possível vitória no ano que vem e ampliado a popularidade do presidente Lula. Na avaliação dele, a “briga” eleitoral no ano que vem contra a esquerda “não será fácil”, mas agora “voltamos a disputar em posição de igualdade”.

No Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o entorno de governador Tarcísio de Freitas também voltou a se animar. Para um auxiliar, que analisa a baixa rejeição do chefe do Executivo paulista quando comparado a outros nomes da direita, será difícil que a decisão de Bolsonaro não seja pelo nome do governador. “Tarcísio voltou a figurar como principal nome. E Bolsonaro sabe disso”, avaliou.

“Agora, com a possibilidade de que o ex-presidente passe para regime fechado e a anistia esfriada, acreditamos que o melhor caminho seja uma decisão mais rápida”, continuou. Como mostrou a coluna, Bolsonaro aguarda autorização do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para discutir estratégias para 2026 com Tarcísio.

Em evento nesta quarta (12), Tarcísio foi tratado como presidenciável e voltou a falar em 2026: “A gente tem que mobilizar um time que pense e seja apaixonado por Brasil. Vamos apresentar esse projeto para o Brasil e esse projeto vai ser feito certinho, vai ser vitorioso no ano que vem, que é o que o Brasil merece. E aí nós vamos dar o salto que a gente tanto espera, porque eu não me conformo em ser eternamente um país do futuro”, disse.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Nesta quinta-feira (13), pesquisa Quaest divulgada mostrou que diferença entre Lula e Tarcísio em um provável segundo turno caiu pela metade em um mês: saiu de 12 para 5 pontos. Outros nomes, como Ratinho Jr., governador do Paraná, e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, também reduziram a vantagem do atual presidente.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.