Zelensky diz que há documentos ‘quase’ e ‘totalmente’ prontos em plano de paz

Ele destacou, no entanto, que ainda há trabalho a ser feito em “temas sensíveis”

  • Por Jovem Pan*
  • 25/12/2025 16h46
EFE/EPA/LUDOVIC MARIN / POOL MAXPPP OUT Zelensky Paris (França), 09/04/2025.- O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursa em uma conferência de imprensa após a Cúpula da Coalizão, no Palácio do Eliseu, em Paris, França, 4 de setembro de 2025. Os líderes europeus e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se reuniram em Paris, em 4 de setembro de 2025, em um esforço renovado para pressionar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, depois que ele prometeu que a Rússia continuará lutando na Ucrânia se não acordo de paz é alcançado. (França, Rússia, Ucrânia) EFE/EPA/LUDOVIC MARIN / POOL MAXPPP OUT

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mostrou otimismo nesta quinta-feira, 25, após conversas com Steve Witkoff, enviado especial da Casa Branca, e Jared Kushner, genro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o plano de paz com a Rússia.

“Alguns documentos, a meu ver, estão quase prontos, e alguns estão totalmente prontos”, disse Zelensky em postagem na rede social X. “É importante que a gente consiga organizar o que discutimos hoje com os enviados do presidente Trump”, acrescentou.

Ele destacou, no entanto, que ainda há trabalho a ser feito em “temas sensíveis”. Zelensky não detalhou na postagem quais seriam estes temas, e nem quais são os documentos que estariam quase ou totalmente prontos.

“Mas, junto com a equipe americana, nós sabemos como colocar tudo isso em prática. As próximas semanas também podem ser intensas”, disse. “Obrigado América!”, concluiu.

*Estadão Conteúdo