Crise climática é uma crise de saúde, alerta Padilha

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan News, ministro da Saúde defende a adaptação do sistema de saúde para ‘salvar vidas hoje’ diante do aumento de mortes e doenças respiratórias

  • Por Jovem Pan
  • 13/11/2025 12h11
Reprodução / Jovem Pan News Crise climática é, antes de tudo, uma crise de saúde, afirma ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista exclusiva à Jovem Pan News Crise climática é, antes de tudo, uma crise de saúde, afirma ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista exclusiva à Jovem Pan News

A crise climática é, antes de tudo, uma crise de saúde. A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista exclusiva à Jovem Pan NewsSegundo o ministro, as mudanças no clima já estão causando mortes e agravando doenças em todo o mundo. “As pessoas estão morrendo no Brasil e no mundo por conta de tragédias climáticas, por conta do aumento de doenças respiratórias relacionadas, por exemplo, ao aumento de queimadas”, detalhou Padilha.

Ele citou como exemplo as dificuldades de acesso a serviços básicos de saúde em momentos de eventos extremos, como a seca na Amazônia. “[Nessas situações], as pessoas não conseguem ter acesso ao medicamento, a fazer a sua consulta”, explicou.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Para Padilha, as ações não podem se limitar a medidas de longo prazo. Ele ressaltou a urgência de preparar o sistema de saúde para a nova realidade. “Não é só mitigação. A gente precisa adaptar já os sistemas de saúde para salvar vidas hoje”, concluiu o ministro.