Greca é um dos cotados pelo PSD ao governo do Paraná para eleições 2026
Ex-prefeito de Curitiba, Greca disse que PSD está em harmonia para 2026. (Foto: Christian Rizzi/CMFI)

Ouça este conteúdo

O secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca (PSD), afirmou que o grupo político do governador Ratinho Junior (PSD) deve evitar disputas internas na escolha do nome do candidato que concorrerá ao governo estadual nas eleições de 2026 pelo grupo.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Greca é um dos nomes cotados para representar o PSD como candidato à sucessão de Ratinho Junior. O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, e o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado estadual Alexandre Curi (PSD), também estão entre os pré-candidatos que buscam o aval do governador paranaense, que também é o presidente estadual do PSD.

“Temos um acordo: nós três não vamos entrar em conflito. Vamos ter a sabedoria de ouvir o povo”, afirmou Greca, em entrevista ao programa Contraponto, da emissora de rádio Cultura de Foz do Iguaçu, na última sexta-feira (7).

A declaração foi vista como uma sinalização de que Greca tenta manter o clima de harmonia dentro da base governista até a decisão de Ratinho Junior sobre os rumos do partido nas eleições do próximo ano. Com alto índice de aprovação, o governador do Paraná entrará no último ano de mandato com forte influência eleitoral e com potencial de ganhar espaço nacional se for o escolhido como candidato a presidente da República pelo PSD.

Durante a entrevista em Foz do Iguaçu, o ex-prefeito de Curitiba recordou a trajetória política e lembrou da esposa Margarita Sansone, que morreu no ano passado, aos 79 anos. “Sem a Margarita, não quero ir para Brasília. Iria ser muito triste. Prefiro ficar em Curitiba”, disse Greca, ao descartar a possibilidade de concorrer a uma das cadeiras ao Senado em 2026.

O secretário estadual ressaltou que tem uma boa relação com Guto Silva e Alexandre Curi, com quem divide agendas regionais e entregas de programas estaduais. “O Guto está como secretário de Cidades, eu estou como secretário de Sustentabilidade. Nós dois estamos servindo o povo. Cada cheque que entregamos, o Alexandre Curi também está sempre perto de nós.”

Além da vaga para governador, o PSD articula a escolha de candidatos para mais três postos: vice-governador e duas vagas ao Senado Federal. Ratinho Junior tem um acordo com o PL, partido que espera a confirmação de apoio ao deputado federal Filipe Barros (PL). A outra vaga ao Senado na disputa terá nome do grupo político indicado pelo governador paranaense.

VEJA TAMBÉM: