Hub de Cuidados já realizou 35 mil atendimentos a dependentes químicos em SP
Modelo funciona como ponto de triagem e acompanhamento, oferecendo atendimento médico, psicológico e social. Atualmente, o Estado mantém 695 leitos de internação voltados a dependentes químicos
O Governo de São Paulo criou, em 2023, como parte do modelo de enfrentamento à Cracolândia, o Hub de Cuidados. Instalado na região central da capital, o projeto já realizou mais de 35 mil atendimentos a usuários de drogas e encaminhou cerca de 29 mil pessoas para hospitais e comunidades terapêuticas.
O Hub funciona como ponto de triagem e acompanhamento individualizado, oferecendo atendimento médico, psicológico e social. Atualmente, o Estado mantém 695 leitos de internação voltados a dependentes químicos, além de 12 Casas Terapêuticas e 10 Espaços Prevenir destinados ao tratamento de longo prazo.
A mudança faz parte de um modelo de governança integrada, que reúne 22 órgãos estaduais e municipais sob um mesmo protocolo. A proposta foi criada no início da gestão Tarcísio de Freitas, quando o fluxo de usuários na Cracolândia concentrava cerca de 2 mil pessoas no centro da capital. Desde então, o governo afirma ter conseguido reduzir a presença de dependentes na região.
O plano inclui acompanhamento técnico e reuniões com representantes da sociedade civil, comerciantes e moradores do centro. As ações estruturadas, como o mapeamento individual de usuários e o trabalho conjunto de saúde e segurança, devem ser mantidas como política permanente do Estado.

