
Ouça este conteúdo
Lucas Chumbo (RJ), Rodrigo Koxa (SP), Pedro Calado (RJ) e outros nomes do surfe estão na Praia do Cardoso, em Laguna (SC), para o 1º Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes. Atletas de todo o país, incluindo 24 homens e seis mulheres, estão confirmados no evento inédito, realizado de novembro a fevereiro aos pés do Farol de Santa Marta, ponto turístico a cerca de 100 quilômetros da capital Florianópolis.
Para marcar o evento, que pode ter ondas acima de 5 metros de altitude, o governador Jorginho Mello (PL) sancionou a lei que cria a Rota do Big Surf. Um roteiro que abrange os municípios de Jaguaruna, Laguna, Imbituba e Garopaba. O objetivo, segundo ele, é incentivar a prática desse esporte, fomentar o turismo e impulsionar o desenvolvimento econômico, social e cultural da região.
"Santa Catarina tem vocação natural para o turismo e para os esportes ao ar livre. As ondas grandes, que nosso litoral sul possui, agora passam a fazer parte de um projeto estruturado, que vai movimentar a economia, gerar emprego, valorizar as comunidades locais e fortalecer o nome do nosso estado", afirmou Jorginho Mello.
Tubarão também integra a rota pela localização estratégica: entre os municípios litorâneos, a cidade servirá como hub de apoio, especialmente na oferta de infraestrutura urbana e de serviços essenciais como saúde, hospedagem, comércio e lazer.
De acordo com a Lei 19.514/2024, de autoria do ex-deputado Estener Soratto, a rota será gerida por um comitê formado por representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), das prefeituras das cidades envolvidas, do Movimento Big Waves Brasil, da sociedade civil, associações de surfe, entidades do turismo e do comércio.
O 1º Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes, na Praia do Cardoso, é uma realização em parceria entre a Fesporte, Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), o Movimento Big Waves Brasil (BWB) e a prefeitura de Laguna. A janela foi lançada na última semana e vai ocorrer até o dia 26 de fevereiro de 2026, de acordo com as melhores condições do mar.
VEJA TAMBÉM:


