Depois de revelado que o escritório de advocacia da esposa de Alexandre de Moraes, Viviane Barci de Moraes, firmou um contrato com o Banco Master no valor de R$ 129 milhões, mais um escândalo surge no entorno do casal mais poderoso da República. O ministro procurou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, com o alegado objetivo de fazer pressão favorável ao mesmo Banco Master, que foi fechado recentemente em meio a suspeitas de irregularidades bilionárias.
A informação foi inicialmente divulgada pela jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, e confirmada pela Gazeta do Povo. A reportagem apurou que a intervenção de Moraes em favor da compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) vem sendo comentada por ministros de tribunais superiores em Brasília. O ministro teria virado um lobista?
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta segunda-feira (22). Hoje o programa será apresentado pelo jurista Frederico Junkert e terá a participação do ex-procurador Deltan Dallagnol, do vereador Guilherme Kilter e da cientista política Júlia Lucy.
Havaianas e a politização do chinelo
O programa também irá abordar o caso das "Havaianas", maior marca do grupo Alpargatas, que lançou, no último final de semana, uma campanha estrelada pela atriz Fernanda Torres. Na peça, a atriz sugere que em 2026 os clientes entrem no Ano Novo não com o pé direito, como indica o ditado popular, mas sim com os dois pés. A campanha foi imediatamente associada à esquerda, e os dois lados da polarização iniciaram uma ofensiva de posts nas redes.
PF encontra dinheiro vivo em casa de líder do PL
Os comentaristas também vão analisar o episódio envolvendo Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, em que investigadores da Polícia Federal (PF) encontraram cerca de R$ 400 mil em espécie, durante operação. Logo após a revelação, Sóstenes veio a público para dizer que o dinheiro foi obtido por meio da venda de um imóvel. A PF suspeita de desvio de cotas parlamentares.
Carlos Bolsonaro: senador em SC?
Outra tema da conversa será a pré-candidatura de Carlos Bolsonaro (PL) ao Senado por Santa Catarina. O movimento, que envolve a troca de domicílio eleitoral e a renúncia do mandato de vereador pelo Rio de Janeiro — oficializada no dia 11 de dezembro — produziu reações negativas entre eleitores que tradicionalmente votam na direita.
Flávio implora por ajuda ao pai
Por fim, o programa também irá abordar o pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que voltou a implora a Alexandre de Moraes por uma intervenção cirúrgica imediata no seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. O ex-mandatáriotem sofrido de graves crises de soluço e a equipe médica diz que algo deve ser feito o quanto antes.