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Pesquisa do instituto Neokemp divulgada nesta quarta-feira (12) aponta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o nome mais forte entre os catarinenses para a disputa à Presidência da República em 2026
A sondagem de intenção de voto junto ao eleitor formulou dois cenários estimulados, que são aqueles em que o nome de eventuais concorrentes são apresentados para escolha dos entrevistados.
No primeiro cenário, o candidato na disputa com Lula (PT) foi Tarcísio, além dos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Por sua vez, a segunda sondagem incluiu o nome do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), no lugar de Tarcísio. Veja o detalhamento abaixo.
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O instituto Neokemp formulou dois cenários estimulados de pesquisa à Presidência da República em 2026 entre eleitores de Santa Catarina.
Tarcísio tem ampla vantagem sobre Lula no cenário 1
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 39,6%
- Lula (PT): 27, 2%
- Romeu Zema (Novo): 7,8%
- Ronaldo Caiado (União Brasil): 4,4%
- Não sabe: 11,5%
- Branco ou nulo: 9,5%
Ratinho Junior aparece à frente de Lula, mas dentro da margem de erro no cenário 2
- Ratinho Junior (PSD): 32,3%
- Lula (PT): 27,4%
- Romeu Zema (Novo): 13%
- Ronaldo Caiado (União Brasil): 7,7%
- Não sabe: 9,4%
- Branco ou nulo: 10,2%
Metodologia: a pesquisa que abrange o recorte à Presidência da República 2026 foi realizada pelo Instituto Neokemp entre os dias 10 e 11 de novembro de 2025, com 1.008 entrevistas em 90 cidades de Santa Catarina. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, com nível de confiança estimado em 95%.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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