PF e CGU deflagram nova fase da Operação Sem Desconto
Crimes incluem corrupção, estelionato previdenciário e organização criminosa; mandados foram cumpridos em 15 estados e no DF
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta quinta-feira (13) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
De acordo com as investigações, o grupo inseria dados falsos em sistemas oficiais para efetuar cobranças indevidas em benefícios previdenciários. Policiais federais e auditores da CGU cumprem 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares em 15 estados e no Distrito Federal.
As ações ocorrem nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Os investigados podem responder por inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação e dilapidação de patrimônio.
Segundo a PF, a operação busca desarticular a estrutura financeira e operacional do grupo e proteger os recursos públicos e os beneficiários do INSS.


