São Paulo chega a 36,2 °C e bate recorde de calor em dezembro pelo 2º dia seguido

Calor extremo levou o Inmet a emitir alerta de grande perigo para a capital e outras regiões; previsão aponta máxima de 33 °C no sábado (27) e 34 °C no domingo (28)

  • Por Jovem Pan
  • 26/12/2025 16h23
Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo Termômetro de rua marca 43ºC na região central da capital paulista Termômetro de rua marca 43ºC na região central da capital paulista

A cidade de São Paulo registrou, pelo segundo dia consecutivo, a maior temperatura do ano e também o novo recorde de calor para o mês de dezembro, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital, marcou 36,2 °C às 15h desta sexta-feira (26), superando os 35,9 °C registrados às 16h de quinta-feira (25), dia de Natal. Até então, o recorde de dezembro era de 35,6 °C, registrado em 3 de dezembro de 1998.

Com isso, a sexta-feira passou a ser o dia mais quente de 2025 na capital paulista. Antes, a maior temperatura do ano havia sido de 35,1 °C, em 6 de outubro. Embora elevada, a marca ainda fica abaixo do recorde absoluto da cidade, de 37,8 °C, registrado em 17 de outubro de 2014. Outras máximas históricas próximas ocorreram em outubro de 2020, quando os termômetros chegaram a 37,4 °C e 37,3 °C. No estado de São Paulo, a maior temperatura já registrada foi de 42,5 °C, em Catanduva, em 7 de outubro de 2020.

Diante da persistência do calor, o Inmet emitiu alerta vermelho — de grande perigo — para onda de calor até a próxima segunda-feira (29). A previsão indica temperaturas mais de 5 °C acima da média, efeito da atuação de uma massa de ar quente e úmida sobre o Sudeste. Para o fim de semana, a previsão inicial aponta máxima de 33 °C no sábado (27) e 34 °C no domingo (28), mas os valores podem subir com a continuidade da onda de calor. Há previsão de pancadas isoladas de chuva no fim da tarde e início da noite, como já ocorreu nos últimos dias.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, o tempo abafado deve persistir até pelo menos terça-feira. Na quarta-feira (31), a previsão indica aumento de nebulosidade, sem chuva e com temperaturas mais amenas.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O alerta vermelho do Inmet também abrange todo o estado do Rio de Janeiro, o sul do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, o leste do Mato Grosso do Sul e o norte do Paraná. Em áreas vizinhas, há alerta amarelo para onda de calor, indicando manutenção de temperaturas elevadas nos próximos dias.