(Foto: Imagem criada utilizando Gemini/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O Grupo de Diálogo Inter-religioso (GDI) de Londrina, fundado em 2015 como movimento da sociedade civil, congrega representantes de entidades religiosas presentes na cidade de Londrina (PR), incluindo cristianismo, islamismo, judaísmo, crenças orientais, crenças de matriz africana, entre outros, num total de 15 igrejas ou entidades. O objetivo do GDI é promover a paz e o entendimento entre as crenças religiosas, bem como preservar o direito à consciência e à liberdade religiosa de todos. O GDI é filiado à maior rede inter-religiosa do mundo, a URI (United Religions Initiative).

Nós, do Grupo de Diálogo Inter-religioso (GDI) de Londrina, tomamos conhecimento, através da internet, da coluna de opinião publicado neste jornal em 10 de novembro de 2025, intitulado “O Brasil e a próxima Guerra Santa”, de autoria do senhor Luiz Phillipe Orleans e Bragança.

VEJA TAMBÉM:

Vivemos em um país que concede e preserva a liberdade de expressão, o que é uma dádiva na vida dos brasileiros. Por outro lado, entendemos que a preservação da liberdade de expressão não é uma licença para a divulgação de falsidades, principalmente aquelas que fomentem o discurso de ódio contra qualquer grupo, especialmente as minorias.

O artigo já citado, além de desrespeitoso, está incorreto em vários aspectos, já que confunde terrorismo (prática criminosa) com o islamismo (religião), como se fossem sinônimos. Esse tipo de publicação só gera desconfiança, ódio e intolerância aos muçulmanos. Não precisamos lembrar que os muçulmanos não são as únicas vítimas de campanhas de desinformação em nosso país, mas frequentemente também ocorrem situações vitimizando o Candomblé, a Umbanda, o Judaísmo etc.

Além disso, o artigo também sugere que o Brasil é um país cristão, o que não é verdade, pois nosso Estado é laico, com abertura e acomodação para todas as religiões. Vale ainda ressaltar que mesmo os cristãos e seus líderes, em sua maioria, não compartilham do espírito intolerante demonstrado neste artigo.

Daniel Fermino da Silva é coordenador do Grupo de Diálogo Interreligioso de Londrina.