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As possibilidades do Ler e Pensar e seus benefícios se ampliam, à medida que nossos professores proporcionam caminhos significativos em suas práticas pedagógicas, a experiência da professora Layane da Conceição Santos, da escola EMEF Regino Costa Noleto - Colégio 2 de Julho, em Timon (MA)), é um exemplo inspirador de como a mídia pode transformar a sala de aula.
Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano), Layane encontrou no acervo e nos artigos de opinião da Gazeta do Povo uma fonte rica para ir além do conteúdo programático. Sua prática foca em explorar os textos jornalísticos para três pilares essenciais na formação do estudante:
- Ampliação de Repertório: Expor os aprendizes a temas atuais e diversos, conectando-os com o que acontece no mundo.
- Análise Textual: Desenvolver a capacidade de identificar argumentos, estrutura e intencionalidade do autor.
- Crítica e Posicionamento: Estimular o pensamento crítico para que os jovens possam formular opiniões embasadas sobre questões contemporâneas.
Ao trazer o jornal para o centro da discussão, a professora mobiliza a transformação dos estudantes em cidadãos mais informados e engajados.
Um dos pontos altos da sua metodologia foi a elaboração de uma avaliação alinhada aos descritores do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que são cruciais para medir e guiar o aprendizado em nível nacional, os quais instigam o trabalho com a tese e a argumentação. A prova, estrategicamente pensada para desenvolver habilidades de leitura e interpretação exigidas nos exames, utilizou como base o artigo de opinião publicado na Gazeta do Povo: "Intimidade artificial: quando a solidão encontra a IA". O texto, que aborda a crescente e complexa relação entre humanos, solidão e inteligência artificial, demonstrou ser um material de altíssimo potencial:
- Conteúdo Relevante: O tema é um debate contemporâneo que toca diretamente a realidade dos jovens.
- Complexidade Argumentativa: O artigo oferece uma estrutura rica para a análise das teses e antíteses.
- Conexão com Descritores: Permite a construção de questões focadas em descritores como identificar a tese central, inferir informações implícitas e reconhecer o ponto de vista do autor.
Com isso, a professora Layane mostrou que é possível aliar a qualidade do material jornalístico à rigidez das avaliações nacionais, fazendo com que a preparação para exames não seja um fim em si, mas uma consequência natural do aprofundamento da leitura crítica.
A experiência da Prof.ª Layane reforça a missão do Ler e Pensar de transformar a educação pela mídia, capacitando professores a usar o jornal como um mapa para guiar os estudantes pela complexidade do mundo moderno.