ENEM 2025: 2º dia de prova acontece neste domingo em todo país e tem mais de 4,8 milhões de inscrito
Candidatos irão enfrentar as provas de Ciências da Natureza e Matemática, que somam 90 questões de múltipla escolha, 45 para cada área do conhecimento
Mais de 4,8 milhões de estudantes estão inscritos para participar do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontece neste domingo (19). A prova é considerada a principal porta de entrada para o ensino superior no país. Os candidatos irão enfrentar as provas de Ciências da Natureza e Matemática, que somam 90 questões de múltipla escolha — 45 para cada área do conhecimento. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. A prova começa pontualmente às 13h30 e vai até as 18h30, no horário de Brasília. É importante chegar cedo e garantir que todos os documentos necessários estejam em mãos para evitar imprevistos.
Para participar do exame, é imprescindível que os candidatos levem:
- Documento de identificação com foto – segundo Inep, está autorizado uso de documento digital, mas precisam ser apresentados nos aplicativos oficiais do governo ou no Gov.br.
- Caneta esferográfica preta, de material transparente
- Cartão de confirmação de inscrição – opcional
No domingo (8), os candidatos realizaram o primeiro dia de provas, que teve foco em áreas de linguagens e ciências, e também escreveram a uma redação com tema “perspectivas acerca do envelhecimento”. De acordo com o MEC, a abstenção do primeiro dia foi de 27%, índica 0,4% acima de 2024, mas menor que em 2023 e 2022. Os resultados do primeiro dia, já podem ser conferidos.
Dicas para o sucesso no Enem
Na reta final de preparação, algumas estratégias podem fazer toda a diferença. De acordo com o coordenador pedagógico Rodney Brasil Lúzio, alternar entre as disciplinas durante a prova pode otimizar o desempenho. “É importante que o aluno tenha uma estratégia de como resolver as questões. Por exemplo, não adianta fazer muitas questões de matemática seguidas. O ideal é fazer 15 questões de matemática, depois mudar para Ciências da Natureza e retornar para a matemática”, explica Lúzio.
Ele também destaca que, ao contrário dos vestibulares tradicionais, o Enem adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo estatístico que avalia a coerência das respostas. Ou seja, se o estudante acerta muitas questões difíceis e erra questões fáceis, o sistema entende que houve falta de consistência. Por isso, é recomendado que os candidatos não percam muito tempo com as questões mais difíceis e priorizem as mais acessíveis.
Para os alunos que desejam revisar os principais tópicos, Lúzio sugere alguns temas que costumam ser recorrentes nas provas. Em Matemática, destacam-se questões sobre razão, proporção, estatística e geometria plana. Em Ciências da Natureza, é comum a presença de questões sobre ecologia e biotecnologia, além de temas como efeito estufa em Química e potência em Física.
A professora de Português e Literatura, Suelen Martins, reforça a importância do Enem como a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil. “O Enem é hoje o principal meio de ingresso nas universidades, tanto públicas quanto privadas. Muitas instituições oferecem descontos para candidatos que obtêm bons desempenhos no exame, tornando o acesso ao ensino superior mais democrático”, afirma.
Suelen também faz um alerta sobre a alimentação no dia da prova: “É fundamental manter uma alimentação leve e evitar alimentos que possam causar mal-estar. O candidato não pode comprometer sua prova por uma escolha alimentar equivocada”, alerta.
