ENEM 2025: 2º dia de prova acontece neste domingo em todo país e tem mais de 4,8 milhões de inscrito

Candidatos irão enfrentar as provas de Ciências da Natureza e Matemática, que somam 90 questões de múltipla escolha, 45 para cada área do conhecimento

  • Por Jovem Pan
  • 16/11/2025 10h37
REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO Enem 2025 No domingo (8), os candidatos realizaram o primeiro dia de provas, que teve foco em áreas de linguagens e ciências

Mais de 4,8 milhões de estudantes estão inscritos para participar do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontece neste domingo (19). A prova é considerada a principal porta de entrada para o ensino superior no país. Os candidatos irão enfrentar as provas de Ciências da Natureza e Matemática, que somam 90 questões de múltipla escolha — 45 para cada área do conhecimento. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. A prova começa pontualmente às 13h30 e vai até as 18h30, no horário de Brasília. É importante chegar cedo e garantir que todos os documentos necessários estejam em mãos para evitar imprevistos.

Para participar do exame, é imprescindível que os candidatos levem:

  • Documento de identificação com foto – segundo Inep, está autorizado uso de documento digital, mas precisam ser apresentados nos aplicativos oficiais do governo ou no Gov.br.
  • Caneta esferográfica preta, de material transparente
  • Cartão de confirmação de inscrição – opcional

No domingo (8), os candidatos realizaram o primeiro dia de provas, que teve foco em áreas de linguagens e ciências, e também escreveram a uma redação com tema “perspectivas acerca do envelhecimento”. De acordo com o MEC, a abstenção do primeiro dia foi de 27%, índica 0,4% acima de 2024, mas menor que em 2023 e 2022. Os resultados do primeiro dia, já podem ser conferidos.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Dicas para o sucesso no Enem

Na reta final de preparação, algumas estratégias podem fazer toda a diferença. De acordo com o coordenador pedagógico Rodney Brasil Lúzio, alternar entre as disciplinas durante a prova pode otimizar o desempenho. “É importante que o aluno tenha uma estratégia de como resolver as questões. Por exemplo, não adianta fazer muitas questões de matemática seguidas. O ideal é fazer 15 questões de matemática, depois mudar para Ciências da Natureza e retornar para a matemática”, explica Lúzio.

Ele também destaca que, ao contrário dos vestibulares tradicionais, o Enem adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo estatístico que avalia a coerência das respostas. Ou seja, se o estudante acerta muitas questões difíceis e erra questões fáceis, o sistema entende que houve falta de consistência. Por isso, é recomendado que os candidatos não percam muito tempo com as questões mais difíceis e priorizem as mais acessíveis.

Para os alunos que desejam revisar os principais tópicos, Lúzio sugere alguns temas que costumam ser recorrentes nas provas. Em Matemática, destacam-se questões sobre razão, proporção, estatística e geometria plana. Em Ciências da Natureza, é comum a presença de questões sobre ecologia e biotecnologia, além de temas como efeito estufa em Química e potência em Física.

A professora de Português e Literatura, Suelen Martins, reforça a importância do Enem como a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil. “O Enem é hoje o principal meio de ingresso nas universidades, tanto públicas quanto privadas. Muitas instituições oferecem descontos para candidatos que obtêm bons desempenhos no exame, tornando o acesso ao ensino superior mais democrático”, afirma.

Suelen também faz um alerta sobre a alimentação no dia da prova: “É fundamental manter uma alimentação leve e evitar alimentos que possam causar mal-estar. O candidato não pode comprometer sua prova por uma escolha alimentar equivocada”, alerta.