Tornado com ventos acima de 100 km/h destrói casas e escola no RS

Defesa Civil confirma fenômeno que atingiu 15 residências e destelhou colégio na terça-feira (23); apesar dos estragos e da queda de fiação elétrica, não houve registro de feridos

  • Por Jovem Pan
  • 24/12/2025 11h18
Divulgação / Prefeitura de Farroupilha Tornado de curta duração atingiu a cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, na terça-feira (23) Tornado de curta duração atingiu a cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, na terça-feira (23)

Um tornado de curta duração atingiu a cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, na terça-feira (23). A tempestade teve ventos que superaram 100 km/h, que destruíram 15 residências e uma escola. Até a apuração mais recente da reportagem, feita no fim da noite de terça, havia apenas danos materiais, sem vítimas, de acordo com a Defesa Civil Estadual.

A Escola Municipal José Chesini sofreu destelhamento quase total e alagamentos internos, informa a prefeitura. “A limpeza e a colocação de lonas já estão em andamento. Ninguém estava no prédio durante o temporal e não houve feridos.”

Já nas casas, há queda de fiação elétrica sobre vias, o que aumenta o risco para quem circula na área. A prefeitura disse que acionou o desligamento da rede elétrica.

A cidade de cerca de 72 mil habitantes fica na Serra Gaúcha, a 110 quilômetros de Porto Alegre, perto de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Flores da Cunha.

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual confirmou o tornado por meio da análise de imagens aéreas do desastre na comunidade de Vila Rica, interior de Farroupilha. Elas mostram que o padrão de danos indica que os destroços foram espalhados para diferentes direções, o que caracteriza o fenômeno.

Às 12h58, o Centro de Operações enviou alerta laranja para a região de Farroupilha, incluindo a localidade atingida, com potencial para chuva, vento e raios.

A Defesa Civil de Farroupilha solicita que a população não se desloque até os locais afetados. “A medida é necessária para garantir o atendimento às famílias prejudicadas e para preservar a segurança de todos.”

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Já a Defesa Civil do Rio Grande do Sul diz que irá avaliar os danos e organizar as próximas ações de reconstrução. “A orientação é clara: não vá até as áreas atingidas. As equipes estão mobilizadas e trabalhando para garantir segurança e assistência às famílias”, reforça. “A equipe da 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, com sede em Caxias do Sul, esteve na cidade de Farroupilha para apoiar a gestão local no levantamento dos danos e eventuais medidas de gerenciamento do desastre que serão adotadas”, informou.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nícolas Robert